Conat discute atualizações contábeis e tributárias para 2024
- Luiz Flávio
- 1 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
O Conselho de Assuntos Tributários (Conat) da Fieg, liderado pelo empresário Eduardo Zuppani, promoveu terça-feira (30/01) a primeira reunião do colegiado em 2024. No encontro, que contou com participação de 146 profissionais do setor em formato on-line, os especialistas Renata Santana Santos e Anderson Pagânini Marchesi, que atuam na Ensicon Consultoria, tiraram dúvidas e apresentaram os principais pontos de mudança nas regras tributárias.
Já na abertura da reunião, Eduardo Zuppani alertou sobre as atuais dificuldades, considerando as recentes alterações na legislação. "Estamos trabalhando para que, dentro dessa selva tributária, seja possível encontrar os melhores caminhos."
Em sua apresentação, a contabilista Renata Santana elencou os principais tópicos de mudanças nas regras contábeis e tributárias para o ano de 2024, bem como seus impactos para os contribuintes, sobretudo no que tange às subvenções do ICMS e ao recolhimento de Imposto de Renda, CSLL, PIS e Confins. "O ponto principal é definir se a subvenção é ou não receita", destacou.
Foram abordadas ainda questões relativas à desoneração da folha de pagamento, escrituração fiscal, Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, aproveitamento do crédito do PIS e da Cofins e mudanças nas alíquotas do ICMS.
"É prudente salientar que essas são as regras gerais e que peculiaridades e exceções de cada operação precisam ser tratadas individualmente", destacou Anderson Marchesi.

Comments